Passeios

Pôr do Sol nas Dunas

Acompanhar o pôr do sol nas Dunas do Jalapão é uma experiência incrível. O contraste dos raios solares com as areias das Dunas é de uma beleza impressionante.

Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga é uma pequena queda d’água, cercada por uma vegetação exuberante, de árvores altas, samambaias e moitas de palmeiras nativas. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira.

Cachoeira da Velha

Sua forma de ferradura torna ainda mais atrativo o espetaculo de suas águas despencando a mais de 20 metros de altura. Na Cachoeira da Velha você pode desfrutar das águas do Rio Novo na prainha da Cachoeira, localizada bem próximo de sua queda.

Mirante

Veja o Jalapão do Mirante da Serra do Espirito Santo. Uma vista que nunca se esqueçe.

 

 

 

Mirante Najar.

Uma visão de tirar o folego.

 

 

 

 

Cachoeira Teúz

Na cachoeira dos Teúz o turista desfruta de uma verdadeira massagem natural nas águas cristalinas e puras que caem de aproximadamente 5 metros. Localizada na Fazenda Santa Helena ela fica na rota de quem vai da fazenda para cachoeira da Velha passando pela estrada da Taboca.

 

 

Morro Vermelho serra do Gorgulho

O morro vermelho localizado na Serra do Gorgulho impressiona pelas formações rochosas de belezas únicas.

 

 

Pedra da Balisa

Um campo, uma planície de perder de vista e no meio, uma pedra. Uma imagem que fala por ela Própria e nos faz Pensar nos mistérios da natureza.

 

 

 

 

Fazenda Santa Helena

Na fazenda Santa Helena o turista encontra a cachoeira dos Teuz, Pode também fazer trilhas com cavalos.

 

 

Fervedouro Alecrim

Outra ótima opção para diversão é o fervedouro Alecrim, localizado na cidade de São Felix do Tocantins.

 

 

Serra da Catedral

No meio do deserto do Jalapao de repente surge uma serra que a natureza moldou durante anos deixando com a forma de uma catedral. Uma visão de tirar o fôlego no meio da planície do Jalapao.

 

 

Gruta Sussuapara

Localizada as margem da rodovia que liga Ponte Alta do Tocantins a Mateiros, esta gruta mais conhecida como cânion, tem sua beleza singular. Os raios do sol passando por entre as arvores, raízes e samambaias dão um toque multicolorido nas paredes e águas da gruta. Vale a pena conferir.

 

Gruta Najar

Localizada próxima a nascente do Najar esta gruta fica na trilha que sobe para o Mirante do Najar, nela o turista pode observar sinais de diversos animais selvagens que habitam a mata local.

 

 

Trilha nascente Najar

Para quem curte trilhas por matas fechadas com suas arvores centenárias, conhecer a trilha do Najar, a nascente do Najar e o Mirante do Najar, torna-se uma excelente opção.

 

 

Fervedouro Diniz

Localizado bem próximo de Mateiros o fervedouro Diniz é uma ótima opção para banho. Após o banho no fervedouro o turista pode desfrutar das águas de uma pequena cachoeira de águas limpas e cristalinas num pequeno rio que corre ao lado do fervedouro.

 

 

Pedra Furada

No meio do campo localizada próximo de ponte Alta de Tocantins a serra da pedra furada foi moldada pela natureza e o passar dos anos.

 

 

 

 

 

Fervedouro encontro das águas

Localizado ao lado do encontro das águas do Rio Formiga e Rio do Sono, este fervedouro apesar de pequeno é o que tem mais força em suas águas. Nele o banhista tem a sensação de flutuar por cima das águas..

 

 

 

Ótimo roteiro de aventura.

Saindo da Fazenda Santa Helena pega a rota para cachoeira da Velha. Passando por varias casas típicas de moradores da região. Esta rota segue ladeando a Serra da Cachoeira da Velha e o turista pode apreciar as belezas da região.

 

 

 

Travessia Rio Sono.

Para atravessar o rio somente de barco, a famosa voadeira, mas tudo bem podemos levar ate geladeira.

 

 

 

 

 

Rio do Sono

As águas cristalinas do Rio do Sono são um convite para banho refrescante.

 

 

 

 

 

 

 

Campo colheita Capim Dourado

Todos os anos durante a época de colheita do capim dourado, diversas artesãs da comunidade do Mumbuca vão para este maravilhoso campo e durante 15 dias trabalham na colheita do capim dourado.

 

 

Mumbuca

Em seu passeio pelo Jalapão vale reservar um tempo para conhecer um povoado tradicional, o Mumbuca, distante 35 quilômetros da cidade de Mateiros. Foi nesse lugar, formado por uma maioria de descendentes de escravos, que surgiu o tão popular artesanato em capim dourado.

 

 

Cachoeira no Rio do Sono

Ao navegar pelo rio do Sono o turista se depara com belezas impressionantes, entre elas diversas cachoeiras em pequenos rios que deságuam no rio do Sono.

 

 

 

 

Cachoeira Najar

As águas cristalinas e multicoloridas da cachoeira do Najar nascem numa gruta e correm por entre uma mata fechada de arvores altas e centenárias. Vale a pena conferir.

 

 

 

 

 

Cachoeira do Prata

Ainda pouco divulgada no Jalapão a cachoeira do Prata é uma excelente opção, suas aguas cristalinas convidam para um banho.

 

 

 

 

 

Dunas

Um cenário tanto inesperado quanto inesquecível, formado por enormes dunas de areia dourada (areia de quartzo), de até 30 metros de altura. Imagine a sensação de andar por estas areias e contemplar o pôr-do-sol no centro de uma paisagem como esta! As dunas do Jalapão são formadas por areias de cores alaranjadas que se desprendem da Serra do Espírito Santo. No meio das dunas se formam lagos com águas puras e cristalinas, os quais formam um conjunto de belezas impressionantes.

Lago das Dunas

O lago das dunas, forma uma visão incrivel de como a natureza é caprichosa.

 

 

Nascente Najar

No meio da rocha umas nascente de aguas multicoloridas. Uma beleza inigualável.